>
A arte de construir sorrisos

Especialidades

Ortodontia


Ortodontia e Ortopedia Facial são especialidades odontológicas que corrigem as posições dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de formas inadequadas nas fases de crescimento, fase adulta e terceira idade.Dentes apinhados (tortos) ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração (cáries) e à doença periodontal (gengival).A má oclusão também causam um estresse adicional nos músculos de mastigação que podem levar a dores de cabeça, síndrome da ATM (Articulação Têmporo-Mandibular), podendo também desencadear dores na região do pescoço, ombros e costas. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma estética facial mais agradável e dentes mais duradouros.

Ortodontia Fixa Convencional (metálico)

Este aparelho é composto de pequenas peças metálicas chamadas braquetes, coladas aos dentes ou presas através de bandas (fitas metálicas em volta dos dentes). Os braquetes são ligados uns aos outros por meio de um fio metálico que denominamos arco ortodôntico. Este tipo de aparelho é o mais comum, o mais fácil para o ortodontista manipular e, por isto, o mais barato. Ele apresenta grande eficiência no tratamento dos problemas de mau posicionamento dentário.

Ortodontia Fixa com Braquetes Cerâmicos

Este tipo de aparelho apresenta as mesmas características dos braquetes metálicos, porém feitos de cerâmica (material da cor dos dentes), o que os torna mais estéticos. Seu custo é superior ao anterior e o tempo de tratamento é um pouco maior, devido à fragilidade dos braquetes e à falta de algumas características biomecânicas, deixando o movimento dentário um pouco mais lento. É indicado para pacientes que querem ter um tratamento relativamente estético a um custo um pouco superior ao da ortodontia fixa convencional.

Aparelho Auto-Ligável

São os bráquetes mais modernos e com maior tecnologia atualmente. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas ou amarrilhos para prender o arco (fio) no bráquete, proporcionando uma maior força para mover o dente, pois, o sistema tem apenas uma “portinha” que escorrega e prende o fio na peça, mantendo o fio ativado durante mais tempo, podendo proporcionar menos visitas ao consultório. Sendo que as consultas (manutenções) podem acorrer a cada dois meses aproximadamente.

Aparelhos de Safira

Com o desenvolvimento dos novos bráquetes de safira, a Ortodontia ganha um novo aliado para aqueles que necessitam de um alto desempenho estético.Este novo material, produzido à base de uma cerâmica mono cristalina tratada termicamente, possui um perfeito acabamento, conferindo um aspecto incolor à peça, deixando o sistema praticamente imperceptível.

Invisalign

É o aparelho mais invisível que existe hoje no mercado.A técnica não utiliza braquetes (aquelas peças coladas nos dentes) e sim alinhadores (moldeiras) transparentes, removíveis e personalizadas para cada paciente.

Estes alinhadores são trocados, em média, de 15 em 15 dias e, progressivamente, irão alinhar e nivelar os dentes, engrenando as arcadas dentárias, resultando em uma oclusão esteticamente e funcionalmente satisfatória.

Mini implantes ortodônticos

O mini implante é utilizado como ancoragem para a movimentação dos dentes. O mini implante de titânio é a nova tendência nos tratamentos ortodônticos.É uma alternativa às técnicas convencionais por conseguir uma ancoragem absoluta (evitando efeitos colaterais) no tratamento ortodôntico.

Podem ser usados na extrusão e intrusão dos molares, fechamentos de espaços, mesializações e distalizações dentárias, correções da mordida aberta e mordida profunda, assegurando ao profissional maior controle dos movimentos desejados e proporcionando conforto ao paciente.

Seu uso depende de um procedimento cirúrgico pouco invasivo, não causa qualquer dor ou inconveniente ao paciente. Terminada a necessidade do uso do mini-implante, este é removido sem nenhum inconveniente ao paciente.

Aparelho Ortodôntico Removível

Realizam pequenas movimentações dentárias, como: expansão do arco dentário, recuperação de espaços perdidos e remoção de hábitos deletérios (sucção de dedo e interposição lingual).

Aparelhos Ortopédicos Removíveis

Os aparelhos ortopédicos são muito úteis para o tratamento ortodôntico em caso de desarmonia esquelética. Entretanto, necessita da colaboração do paciente, pois, os aparelhos devem ser usados integralmente, para que possamos obter alterações neuromusculares e ósseas. Este tipo de aparelho atua durante o período de crescimento, inibindo ou estimulando o desenvolvimento das bases ósseas, ou ainda, redirecionando uma tendência de crescimento desfavorável.

Contenção Ortodôntica

Quando finalmente chega o dia de retirar o aparelho ortodôntico, muitos desconhecem a fase mais importante para garantir um bom resultado, que é a contenção ortodôntica,fixa ou móvel.Caso essa contenção não for realizada,todo o tratamento pode ser perdido.